segunda-feira, 5 de outubro de 2009







Rio vence disputa e será sede das Olimpíadas de 2016

Depois de três tentativas frustradas, finalmente o Brasil conquistou o direito de sediar as olimpíadas. O Rio de Janeiro desbancou o adversário, na finalíssima, ganhando 66 votos contra 32 de Madri. O estado disputou também contra Tóquio e Chicago, que foram as primeiras a serem eliminadas da disputa. Milhares de pessoas estavam reunidas na praia de Copacabana, aguardando o resultado, e foi exatamente ás 13:50h da tarde que a comemoração tomou conta dos cariocas e de todos os brasileiros que assistiam o anúncio feito pelo presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge.
Os brasileiros haviam se candidato para ser sede olímpica dos Jogos em 2000, com Brasilia, e 2004 e 2012 com o Rio, nas três tentivas, os projetos não agradaram o COI e chegaram a ser condirados amadores.
Com a vitória, o Rio se torna a primeira cidade da América do Sul a ser sede de uma Olimpíada. O Brasil também será sede da Copa do Mundo de 2014, e essas duas vitórias transformam o país na capital esportiva mundial e mostra também o crescimento econômico da nação, apesar de muitos problemas políticos e sociais. Agora o Brasil terá a chance de mostrar que é capaz de organizar um grande evento, e para isso terá muito trabalho pela frente. O gasto estimado para os próximos sete anos é de R$ 25,9 bilhões, cifra sem precedentes na historia do esporte nacional



Nenhum comentário: