quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ainda o transporte

Prós e contras
Confira dúvidas e opiniões dos usuários do transporte intermunicipal, colhidas através de e-mails, cartas e artigos recebidos pelo Santa, e os argumentos do presidente do Seterb, Rudolf Clebsch:

Os coletivos vão sofrer com a superlotação?
Estudos do Consórcio Siga mostram que se os ônibus conseguissem cumprir o tempo das viagens, não haveria lotação. O trânsito atual impede a circulação normal dos ônibus. Com os corredores exclusivos, mesmo com mais usuários, as linhas darão conta da demanda sem o problema da lotação.

Quem dependia de um ônibus agora vai precisar de dois?
Antes mesmo de usuários de fora da cidade terem que fazer isso, os próprios blumenauenses já passaram pela mesma situação. Quem sai de regiões como o Distrito do Garcia e o Bandefurt, por exemplo, é obrigado a embarcar em mais de um coletivo para chegar ao Centro. Por que quem vem de fora, de mais longe, tem de pegar um só?

Apesar da gratuidade na tarifa, como fica o tempo perdido?
Com os corredores exclusivos, por mais que o usuário de fora tenha que pegar mais um ônibus, o tempo deve se igualar ao do percurso que fazia antes, e possivelmente será até menor.

Muitos passageiros vão usar carro e isso vai piorar o trânsito.
A nossa aposta é que as pessoas até escolham o carro no início, mas logo vão perceber que é mais barato e melhor usar o ônibus. Enquanto ele fica parado no trânsito, o ônibus passa por ele por meio do corredor exclusivo. Até usuários blumenauenses vão repensar o uso do carro.

Veículos fretados de trabalhadores e estudantes também serão proibidos de trafegar no Centro?
Não. Inicialmente só os ônibus intermunicipais urbanos. O que vamos fazer é orientar os motoristas a não dirigirem pelas principais ruas do Centro, como a XV e a 7 de Setembro, onde fica o pior setor do tráfego da cidade. Eles também precisam colaborar.

Fonte: JSC

Pode funcionar

A intenção é de ser implantado em Blumenau corredores exclusivos para ônibus, a obra está prevista para começar em Novembro e dever ser concluída até 1° de Janeiro de 2010, quando entra em vigor a lei que proíbe a circulação de ônibus intermunicipais.
Quem já teve a oportunidade de utilizar o transporte coletivo de Curitiba, onde existe este sistema, pôde constatar a eficácia do projeto. Com corredores exclusivos para ônibus, não se perde tempo trancado nos engarrafamentos, especialmente em horários de pico. Percorrer um trajeto maior não será mais um transtorno. Se funciona em Curitiba, cidade muito maior que Blumenau, concerteza o projeto pode ser bem sucedido por aqui.
È claro que para tudo isso funcionar, a prefeitura tem que cumprir com todos os prazos e benefícios oferecidos para os moradores das cidades vizinhas, aí é algo que é só ver para crer!

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