quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Oktoberfest



A 26º Oktoberfest bateu recordes de público durante o feriado prolongado. De sexta-feira à domingo mais de 293 mil pessoas visitaram a festa. O público surpreendeu as expectativas dos organizadores, que esperavam receber uma media de 95 mil pessoas por noite. Desde o inicio da festa, no dia 1º, quase 510 mil pessoas já passaram pelos pavilhões da Oktoberfest.
É claro que este número inesperado de pessoas, causou diversos problemas.

A confusão

No sábado 112 mil pessoas lotaram o Parque Vila Germânica, deixando 5 mil pessoas do lado de fora aguardando mais de duas hora na fila para comprar ingressos e entrar na festa, entre a meia-noite de sábado e às 2h de domingo, houve empurra-empurra, caos no trânsito, revolta e frustrações de muitos turistas que esperavam uma recepção melhor. A segurança nas bilheterias teve de ser reforçada pela polícia, para conter a multidão que tentava entrar nos pavilhões da festa, que a essa altura já deviam estar lotados.
Sabemos que os organizadores da festa se dedicaram e esforçaram-se muito para manter tudo nos conformes, mas não foi o suficiente, ainda mais levando em conta que o feriadão poderia sim trazer um publico maior do que o ano passado. O mais lamentável é o constrangimento que alguns turistas e os próprios blumenauenses tiveram que passar por conta da superlotação, dentro e fora dos pavilhões. Concerteza poderíamos ter passado sem essa.
Mas acho que a organização da Oktober já entendeu o recado, e as melhoras começaram no dia seguinte.

Melhorou

No domingo, tivemos um numero ainda maior do que o de sábado, 128 mil foliões estiveram presentes na festa. Mas nada de estress, uma reunião feita entre os organizadores definiu que no domingo, carros de som incentivariam a compra de ingressos antecipados. Os carros passaram pelas ruas do Centro e na Antônio da Veiga. Á noite, barreiras da PM nas ruas Alberto Stein e Herbert Wehmunth guiaram os foliões. Nas bilheterias, cavaletes organizaram as filas para os guichês. Quem já tinha ingresso, não precisava mais aguardar na fila, bastava se dirigir ao Portão 2 e entrar. A organização melhorou e o tempo de espera caiu de 2h no sábado para 25 minutos no domingo, e não houve registros de maiores confusões.
Para o ano que vem esperamos não passar por estes transtornos novamente, levando em conta que o feriadão será ainda mais longo, quatro dias, pois o dia 12 cai numa terça-feira.
A organização deverá ser ainda melhor!


Nenhum comentário: