As novas medidas dividem opiniões da população, por um lado a maioria dos blumenauenses concordam com a idéia da diminuição de ônibus circulando pelo centro, afinal vai desafogar os engarrafamentos, principalmente nos horários de pico, mas do outro lado, temos os moradores das cidades vizinhas, preocupados com seu orçamento e com a que horas terão que sair de suas casas para chegar à Blumenau.
Se o projeto não prevê custos adicionais para estes passageiros, a idéia não se torna ruim, pelo contrário, pode ser ate o início de uma solução para trânsito caótico da cidade. Afinal se pararmos para pensar no benefício como um todo, chegaremos a conclusão de que é provável que o trânsito realmente possa ter maior fluidez. Todos reclamam da situação desastrosa do nosso transito, mas quando surgem idéias que possam se tornar eficaz, são os primeiros a se mostrarem contra.
Se o projeto não prevê custos adicionais para estes passageiros, a idéia não se torna ruim, pelo contrário, pode ser ate o início de uma solução para trânsito caótico da cidade. Afinal se pararmos para pensar no benefício como um todo, chegaremos a conclusão de que é provável que o trânsito realmente possa ter maior fluidez. Todos reclamam da situação desastrosa do nosso transito, mas quando surgem idéias que possam se tornar eficaz, são os primeiros a se mostrarem contra.
A dúvida é: alguém acha melhor a idéia de pintar ciclofaixas nas calçadas, diminuindo o espaço dos pedestres, na tentativa de fazer com que as pessoas deixem seus carros em casa, para irem aos seus compromissos de bicicletas, ou então determinar que cada família que tenha mais de um automóvel utilize apenas um, só para ajudar a desafogar o transito? Alguém faria?
O fato é que sempre que a medida afeta diretamnete a nós, extintivamente tomamos atitudes egoistas, e ai fica difícil entrar em um concenso.
Talvez o primeiro passa seja esse, pensarmos no beneficio para a população como um todo!
2 comentários:
Tety, eu li o artigo do professor Clóvis no Santa deste domingo e ele diz que parece que esta tentativa de eliminar os intermunicipais do centro já vem desde os tempos da inauguração da Rodoviária Nova, em meados dos anos 70. Parece que a prefeitura sempre acaba por derrubar o projeto pressionada pela opinião pública. Bem, chegamos ao limite do trânsito e acho que agora não dá mais pra adiar.
Mas... vamos ver no que vai dar, né?
Tety
Essa situação realmente é complicada. É necessário um estudo muito bem elaborado, e novas definições de alternativas ao trânsito para nossa cidade e região que é caótico.
Quanto menos ônibus, ou qualquer veiculo circular pelo centro, será melhor para a coletividade.
Parabéns pelo seu trabalho.
Abraços Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau
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