segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Despedida

Aconteceu no ultimo sábado, 24, na Vila Germânica, a saidera da 26° oktoberfest. A organização do evento decidiu fazer uma confraternização entre as pessoas que trabalharam nos 18 dias de folia em Blumenau. Apesar de a festa ter sido aberta ao público, a administração do Parque acredita que 60% das pessoas presentes no Setor 1, estavam envolvidas no evento deste ano. Para elas ficam as lembranças das histórias que presenciaram na 26° edição da Oktoberfest.

Patrimônio Ameaçado

A centenária figueira da Praça Victor Konder pode estar com os dias contados. Depois de 106 anos adornando o centro da cidade de Blumenau, a figueira foi atingida por um fungo, de nome cancro, que já corroeu mais de 80% da estrutura e continua se alastrando pela árvore, apodrecendo os galhos da planta e colocando em risco a segurança de quem passa pela praça.
Esforços estão sendo feitos na tentativa de salvá-la, na quarta-feira, 21, foram retirados dois grandes galhos da figueira, que estavam com as estruturas comprometidas. Segundo o presidente da Faema, Robson Tomasoni, a calçada que cerca o caule será aberta para liberar as raízes e adubo será aplicado para fortalecer a figueira, na tentativa de que a planta reaja e novos galhos comecem a brotar. Caso nenhum desses métodos funcione, a figueira de quase 18 metros terá que ser removida.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Até que enfim!


Depois de 27 dias de paralisação, finalmente funcionários da Caixa Econômica Federal de Blumenau e região, retomam hoje suas atividades. A decisão foi tomada ontem à tarde durante uma assembleia entre funcionários do banco estatal e o Sindicato dos Bancários de Blumenau. Ao todo 9 agências e 200 funcionários de Blumenau e municípios vizinhos participaram da greve.
Os funcionários da Caixa conseguiram reajuste de 6%, abono salarial de R$ 700 e contratação de mais 5 mil funcionários, entre outros benefícios.

Já havia passado do tempo desse acordo acontecer!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ainda o transporte

Prós e contras
Confira dúvidas e opiniões dos usuários do transporte intermunicipal, colhidas através de e-mails, cartas e artigos recebidos pelo Santa, e os argumentos do presidente do Seterb, Rudolf Clebsch:

Os coletivos vão sofrer com a superlotação?
Estudos do Consórcio Siga mostram que se os ônibus conseguissem cumprir o tempo das viagens, não haveria lotação. O trânsito atual impede a circulação normal dos ônibus. Com os corredores exclusivos, mesmo com mais usuários, as linhas darão conta da demanda sem o problema da lotação.

Quem dependia de um ônibus agora vai precisar de dois?
Antes mesmo de usuários de fora da cidade terem que fazer isso, os próprios blumenauenses já passaram pela mesma situação. Quem sai de regiões como o Distrito do Garcia e o Bandefurt, por exemplo, é obrigado a embarcar em mais de um coletivo para chegar ao Centro. Por que quem vem de fora, de mais longe, tem de pegar um só?

Apesar da gratuidade na tarifa, como fica o tempo perdido?
Com os corredores exclusivos, por mais que o usuário de fora tenha que pegar mais um ônibus, o tempo deve se igualar ao do percurso que fazia antes, e possivelmente será até menor.

Muitos passageiros vão usar carro e isso vai piorar o trânsito.
A nossa aposta é que as pessoas até escolham o carro no início, mas logo vão perceber que é mais barato e melhor usar o ônibus. Enquanto ele fica parado no trânsito, o ônibus passa por ele por meio do corredor exclusivo. Até usuários blumenauenses vão repensar o uso do carro.

Veículos fretados de trabalhadores e estudantes também serão proibidos de trafegar no Centro?
Não. Inicialmente só os ônibus intermunicipais urbanos. O que vamos fazer é orientar os motoristas a não dirigirem pelas principais ruas do Centro, como a XV e a 7 de Setembro, onde fica o pior setor do tráfego da cidade. Eles também precisam colaborar.

Fonte: JSC

Pode funcionar

A intenção é de ser implantado em Blumenau corredores exclusivos para ônibus, a obra está prevista para começar em Novembro e dever ser concluída até 1° de Janeiro de 2010, quando entra em vigor a lei que proíbe a circulação de ônibus intermunicipais.
Quem já teve a oportunidade de utilizar o transporte coletivo de Curitiba, onde existe este sistema, pôde constatar a eficácia do projeto. Com corredores exclusivos para ônibus, não se perde tempo trancado nos engarrafamentos, especialmente em horários de pico. Percorrer um trajeto maior não será mais um transtorno. Se funciona em Curitiba, cidade muito maior que Blumenau, concerteza o projeto pode ser bem sucedido por aqui.
È claro que para tudo isso funcionar, a prefeitura tem que cumprir com todos os prazos e benefícios oferecidos para os moradores das cidades vizinhas, aí é algo que é só ver para crer!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Opiniões divididas


As novas medidas dividem opiniões da população, por um lado a maioria dos blumenauenses concordam com a idéia da diminuição de ônibus circulando pelo centro, afinal vai desafogar os engarrafamentos, principalmente nos horários de pico, mas do outro lado, temos os moradores das cidades vizinhas, preocupados com seu orçamento e com a que horas terão que sair de suas casas para chegar à Blumenau.
Se o projeto não prevê custos adicionais para estes passageiros, a idéia não se torna ruim, pelo contrário, pode ser ate o início de uma solução para trânsito caótico da cidade. Afinal se pararmos para pensar no benefício como um todo, chegaremos a conclusão de que é provável que o trânsito realmente possa ter maior fluidez. Todos reclamam da situação desastrosa do nosso transito, mas quando surgem idéias que possam se tornar eficaz, são os primeiros a se mostrarem contra.

A dúvida é: alguém acha melhor a idéia de pintar ciclofaixas nas calçadas, diminuindo o espaço dos pedestres, na tentativa de fazer com que as pessoas deixem seus carros em casa, para irem aos seus compromissos de bicicletas, ou então determinar que cada família que tenha mais de um automóvel utilize apenas um, só para ajudar a desafogar o transito? Alguém faria?

O fato é que sempre que a medida afeta diretamnete a nós, extintivamente tomamos atitudes egoistas, e ai fica difícil entrar em um concenso.

Talvez o primeiro passa seja esse, pensarmos no beneficio para a população como um todo!


Novas tentativas


Com o intuito de melhorar o trânsito, a prefeitura de Blumenau criou uma nova lei que proíbe a circulação de ônibus intermunicipais no centro da cidade. O prefeito, João Paulo Kleinübing defende a medida como forma de diminuir o fluxo de veículos principalmente nas Avenidas Beira Rio e Sete de Setembro. A intenção é retirar cerca de 500 ônibus que diariamente circulam pelo centro de Blumenau.

As empresas de ônibus Catarinense e Reunidas terão como único ponto de embarque e desembarque o terminal rodoviário, e os ônibus intermunicipais além da rodoviária, também terão como opção os terminais urbanos da cidade. Ainda segundo o prefeito, quem vem de fora não terá custos adicionais, pois não será cobrada outras tarifas de passagens, mesmo assim, a nova medida não foi bem aceita pelos moradores das cidades vizinhas.

Outra medida que a cidade pretende adotar, é estender o horário de cobrança do sistema de Área Azul. Hoje o período de cobrança é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h ao meio-dia. O projeto ainda aguarda posicionamento da Câmara de Vereadores, mas se for aprovado, o sistema de Área Azul será cobrado de segunda a domingo, das 8h às 22h, e a tolerância de estacionar por 10 minutos sem nenhum custo também acabará.
Esta pode ser uma medida que vá causar revolta na população, pois aparentemente não ajudará em nada na trânsito e muito menos no bolso dos blumenauenses.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dias mais longos

Começa no próximo domingo (18) à 0h, o horario de verão. Neste dia a população das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, devem adiantar seus relógios em uma hora.
No Brasil, o horario de verão é adotado desde 1985, porque nessa epoca os dias se tornam mais longos em função da posição da Terra em relação ao Sol.
Desde o ano passado um decreto estabeleceu que o horario de verão comece sempre no terceiro domingo de outubro e termine no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A exceção será quando o termino coincidir com a carnaval, neste caso o horario de verão será prorrogado até o fim de semana seguinte.

Dia do Professor



Dia 15 de Outubro é dia do Professor.
Parabéns a todos os professores!
"O professor se liga à eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influência"
(Henry Adams)

Oktoberfest



A 26º Oktoberfest bateu recordes de público durante o feriado prolongado. De sexta-feira à domingo mais de 293 mil pessoas visitaram a festa. O público surpreendeu as expectativas dos organizadores, que esperavam receber uma media de 95 mil pessoas por noite. Desde o inicio da festa, no dia 1º, quase 510 mil pessoas já passaram pelos pavilhões da Oktoberfest.
É claro que este número inesperado de pessoas, causou diversos problemas.

A confusão

No sábado 112 mil pessoas lotaram o Parque Vila Germânica, deixando 5 mil pessoas do lado de fora aguardando mais de duas hora na fila para comprar ingressos e entrar na festa, entre a meia-noite de sábado e às 2h de domingo, houve empurra-empurra, caos no trânsito, revolta e frustrações de muitos turistas que esperavam uma recepção melhor. A segurança nas bilheterias teve de ser reforçada pela polícia, para conter a multidão que tentava entrar nos pavilhões da festa, que a essa altura já deviam estar lotados.
Sabemos que os organizadores da festa se dedicaram e esforçaram-se muito para manter tudo nos conformes, mas não foi o suficiente, ainda mais levando em conta que o feriadão poderia sim trazer um publico maior do que o ano passado. O mais lamentável é o constrangimento que alguns turistas e os próprios blumenauenses tiveram que passar por conta da superlotação, dentro e fora dos pavilhões. Concerteza poderíamos ter passado sem essa.
Mas acho que a organização da Oktober já entendeu o recado, e as melhoras começaram no dia seguinte.

Melhorou

No domingo, tivemos um numero ainda maior do que o de sábado, 128 mil foliões estiveram presentes na festa. Mas nada de estress, uma reunião feita entre os organizadores definiu que no domingo, carros de som incentivariam a compra de ingressos antecipados. Os carros passaram pelas ruas do Centro e na Antônio da Veiga. Á noite, barreiras da PM nas ruas Alberto Stein e Herbert Wehmunth guiaram os foliões. Nas bilheterias, cavaletes organizaram as filas para os guichês. Quem já tinha ingresso, não precisava mais aguardar na fila, bastava se dirigir ao Portão 2 e entrar. A organização melhorou e o tempo de espera caiu de 2h no sábado para 25 minutos no domingo, e não houve registros de maiores confusões.
Para o ano que vem esperamos não passar por estes transtornos novamente, levando em conta que o feriadão será ainda mais longo, quatro dias, pois o dia 12 cai numa terça-feira.
A organização deverá ser ainda melhor!


sexta-feira, 9 de outubro de 2009



Homenagem

Neste ano de 2009 tivemos meses muito chuvosos, trazendo de volta o medo e as tristes lembranças que queremos esquecer. Mas, quem não ficará esquecido, são as vitimas da tragédia de novembro passado. O Parque Ramiro Ruediger vai receber um monumento para homenagear todas as vitimas e simbolizar a catastrofe que completará um ano.
A Prefeitura de Blumenau está programando algumas ações para agradecer a ajuda recebida e mostrar a população o que aconteceu, por que aconteceu e como evitar que aconteça novamente. A primeira a dar a ideia foi a vereadora Norma Dickmann (DEM), em requerimento apresentado em agosto.
Foto: Divulgação/Folhas e Notas

Programação Especial

Para este feriadão a Oktoberfest terá atrações diferentes no centro e no Parque Vila Germânica. Os foliões que quiserem curtir aqui em Blumenau este final de semana prolongado, já podem se preparar, pois além das atrações tradicionais, a Oktober também oferecerá:

Nova Alemanha: sábado tem a quinta noite da Nova Alemanha, o espaço dedicado exclusivamente à música eletrônica na Oktoberfest. Quem abre a festa é o DJ Robert Babicz e depois quem assume é o produtor e DJ paranaense Alex Dias.

Balsa do Chope: ainda no sábado, a Balsa do Chope navega pelo Rio Itajaí-Açu. Às 10h, a embarcação começa o caminho pelo Rio Itajaí-Açu, saindo da ponte Santa Catarina, em Blumenau, com chegada prevista para as 18h, na Ponte Hercílio Luz, em Gaspar. A equipe da balsa pretende parar na Avenida Beira-Rio, na Ponte da Moellman, em Blumenau.

Desfile da Oktoberfest: sábado, às 17h, é a vez do tradicional desfile da festa, na Rua XV de Novembro, Centro.

Flashmob da Marreca: a equipe do Blog Oficial da festa, em parceria com os integrantes da Banda Cavalinho Branco, resolveram criar a primeira apresentação flashmob (pessoas se reúnem em um local público, para determinada ação inusitada, previamente combinada) da história da maior festa alemã das Américas. A coreografia ocorre domingo, no Setor 3, às 15h.

Sexta, sábado e domingo, os ingressos custam R$ 15. Pessoas vestidas com traje típico não pagam entrada. Na segunda-feira o ingresso custa R$ 5.

Fonte: JSC

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Acabou


Finalmente depois de 14 dias de greve, os bancários de Blumenau decidiram retomar suas atividades. Após uma assembléia realizada na manhã desta quinta-feira, no Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, os grevistas aceitaram a proposta apresentada pelo Fenaban ao Comando Nacional dos Bancários, em São Paulo.
Com excessão da Caixa Econômica Federal, que não aceitou a proposta, todos os bancos que haviam aderido à greve retornaram ao trabalho nesta quinta-feira. A Caixa Econômica continuará em greve por tempo indeterminado.
Segundo a Contraf, a proposta prevê reajuste salarial de 6%, participação no PRL (Participação no Lucros e Resultados) de 90% do salário, licença maternidade extendida para seis meses, entre outros benefícios que havia sido exigido pelos bancários.

E no final...

Com esse tempo todo de paralisação, quem acaba sofrendo é sempre a população. Depois de 14 dias parados, os grevistas conseguem garantir suas exigências, e ainda receber pelos dias em que não trabalharam.
Já a comunidade não ganha absolutamente nada com essas paralisações, ou melhor, ganha sim, ganha mais estresse, mais tempo parado em filas aguardando atendimento, correria maior que a do seu cotidiano para encontrar algum local para quitar suas dividas, que por sinal ainda podem estar atrasadas, já que os correios também haviam feito greve de 12 dias.
Mas isso não contabiliza né, já que somos uma maioria que no final vira minoria!

terça-feira, 6 de outubro de 2009


Enem tem nova data marcada

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), será realizado no primeiro final de semana de dezembro, dias 5 e 6. A decisão foi tomada após uma reunião realizada na tarde desta terça-feira entre o ministro da Educação, Fernando Haddad e o ministro da Justiça, Tarso Genro.
A prova foi suspensa, na ultima quinta-feira (1) depois que ocorreu o vazamento de seus conteúdos.
O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, anunciou nesta segunda-feira (5), o rompimento do contrato com a Connasel, consórcio responsável pela aplicação dos exames. A nova prova será realizado pela Fundação Cesgranrio e pelo Cespe, ligado à UnB (Universidade de Brasilia).
Algumas Universidades terão que adiar a data do vestibular para evitar a coincidência de datas com a nova prova. Representantes de 55 universidades, de 31 instituições federais de ensino e de todas as secretarias estaduais da Educação concordaram em adiar em até 15 dias o inicio das aulas do primeiro semestre de 2010, para poder utilizar a nota do Enem na seleção de estudantes.


Só para lembrar

Eu ia postar e acabei esquecendo, domingo dia 4 de outubro foi o Dia Mundial dos Animais.



Blumenau lembrou a data com a 6º Cãominhada, evento que reúne cães e donos para um passeio pelas ruas da cidade. Realizado no domingo (4), o evento teve record de participantes, no total 1.014 animais foram inscritos e o público ficou em torno de  4 mil pessoas.
Em Blumenau existe  uma ONG, não governamental, formada por voluntários, que se dedicam a proteção e aos direitos dos animais, é a  Aprablu - Associação de Proteção aos Animais de Blumenau.
Para saber mais sobre a ONG, acesse: http://www.aprablu.com.br.


Iluminada


É assim que está a ponte Adolfo Konder, no centro de Blumenau. Por volta das 19h de ontem a ponte ganhou uma iluminação cor de rosa, em virtude do do movimento nacional Outubro Rosa - o Brasil na luta contra o câncer de mama, que nasceu há 10 anos na Califórnia, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outras cidades do país também iluminaram pontos de
grande circulação, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, entre outras.. Durante este mês uma van, o Rosa Móvel, irá percorrer cidades do Brasil para espalhar a informação e engajar a população na luta pelos diagnósticos e tratamento corretos. Aqui em Blumenau a van aparece no dia 18.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009







Rio vence disputa e será sede das Olimpíadas de 2016

Depois de três tentativas frustradas, finalmente o Brasil conquistou o direito de sediar as olimpíadas. O Rio de Janeiro desbancou o adversário, na finalíssima, ganhando 66 votos contra 32 de Madri. O estado disputou também contra Tóquio e Chicago, que foram as primeiras a serem eliminadas da disputa. Milhares de pessoas estavam reunidas na praia de Copacabana, aguardando o resultado, e foi exatamente ás 13:50h da tarde que a comemoração tomou conta dos cariocas e de todos os brasileiros que assistiam o anúncio feito pelo presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge.
Os brasileiros haviam se candidato para ser sede olímpica dos Jogos em 2000, com Brasilia, e 2004 e 2012 com o Rio, nas três tentivas, os projetos não agradaram o COI e chegaram a ser condirados amadores.
Com a vitória, o Rio se torna a primeira cidade da América do Sul a ser sede de uma Olimpíada. O Brasil também será sede da Copa do Mundo de 2014, e essas duas vitórias transformam o país na capital esportiva mundial e mostra também o crescimento econômico da nação, apesar de muitos problemas políticos e sociais. Agora o Brasil terá a chance de mostrar que é capaz de organizar um grande evento, e para isso terá muito trabalho pela frente. O gasto estimado para os próximos sete anos é de R$ 25,9 bilhões, cifra sem precedentes na historia do esporte nacional



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Clima de Oktoberfest

Blumenau está em clima de festa, hoje 1° de setembro, incia a 26° Oktoberfest. Por causa do mau tempo, o desfile oficial de abertura da festa foi cancelado. Mas, em compensação a abertura de solenidade, que aconteceria apenas às 22h foi antecipado para às 20h no setor 1 da Proeb.
No sábado, às 17h, se não chover teremos então o nosso tradicional desfile.
Confira a programação para hoje, lembrando que no primeiro dia de festa, a entrada é gratuita, nos demais dias os ingressos variam de R$ 5 à R$ 15 reias.

Setor 1
20h - Abertura
22h - Original Haderlumpen
0h - Society Musical
3h - Encerramento

Setor 2
21h30 - Abertura
22h - Gaudi Buam
0h- Lino Orquestra
3h - Encerramento

Setor 3
21h30 - Abertura
22h - Banda do Barril
0h30 - Cavalinho
3h - Encerramento

Biergarten
18h - Abertura
19h - Banda Canarinho
22h - Heidelberg Quartet
0h - Choppmotorrad
3h - Encerramento

Cancelada prova do Enem

O MEC (Ministério da Educação) cancelou a prova do Enem que seria realizada neste fim de semana, após denuncia feita pelo jornal O Estado de S.Paulo, que apontou vazamento do conteúdo das provas. Segundo a reportagem, o jornal foi procurado por dois homens que informaram ter recebido o material na segunda-feira (28) de um funcionário do Inep, órgão ligado ao MEC. Eles apresentaram a prova e pediram pagamento de R$ 500 mil por ela. O MEC afirmou nesta manhã que a Policia Federal do Distrito Federal vai abrir uma investigação para idenficar os culpados pelo vazamento da prova. O Ministro da Educação, Fernando Haddad, afirma que além de encontrar os culpados, as investigações também devem apontar o momento exato em que o vazamento ocorreu.

De acordo com informações do MEC, uma nova prova será realizada no prazo de 45 dias. O ministro Fernando Haddad informou que já existe outro teste pronto, mas é preciso prazo para realizar a impressão.

Neste ano o número de inscritos foi o maior registrado nas 11 edições do exame: 4.147.527. Aqui no estado, a quantidade de alunos inscritos foi de 85.553.

Fonte: Folha Online