Lei Anti-Fumo é aprovada em Blumenau
Foi aprovado ontem na Câmara de Vereadores o projeto de lei que proíbe o consumo de cigarros ou qualquer produto fumígeno em locais de uso coletivo na cidade.
A proposta, de autoria do vereador Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), bane de vez o consumo do cigarro em ambientes de trabalho, teatros, cinemas, shoppings, bares, restaurantes, boates, hóteis, bancos, supermercados, escolas, terminais urbanos ou rodoviários. Quem descumprir a lei estará sujeito ao pagamento de multas no valor de R$ 352, e em caso de reincidência o valor dobra.
A proposta deixa livre da proibição os locais de culto religioso em que o uso do fumo faça parte de rituais; instituições de tratamento de saúde que tenham pacientes autorizados a fumar pelo médico; as vias e espaços ao ar livre, residências e estabelecimentos destinados ao consumo destes produtos. Qualquer pessoa poderá denunciar a infração à Vigilância Sanitária ou ao Procon.
A moda pegou!
A cidade de Blumenau já tem aprovado pela Câmara de Vereadores, um projeto de lei que proíbe o consumo de álcool em parques e praças da cidade, exceto durante a Oktoberfest, Reveillon e Stammtisch. Agora temos a aprovação da lei anti-fumo. È claro que estes assuntos ainda darão muito o que falar, afinal é sempre ruim para alguns e bom para outros. Mas deixo aqui minha opinião, já exposta no meu primeiro post deste blog:
" É óbvio que não se pode proibir as pessoas de fumarem afinal cada um sabe de si, mas em contra partida muitas pessoas que não fumam acabam sofrendo com os gestos de pessoas que não respeitam o espaço público.
A nós, não fumantes, agora cabe comemorar esta agradável vitoria que tem um gostinho bem mais saudável, e aos fumantes de carteirinha resta apenas aproveitarem bem os momentos em que estiverem em suas casas ou em locais que permitem o fumo, afinal, agora o ar puro pede passagem!"
2 comentários:
Boa Tarde!
Você sabe se já está vigorando essa lei em Blumenau?
Olá Sandro,
Sim esta lei foi aprovada e está em vigor na cidade de Blumenau.
Mas pelo visto é algo bom apenas no papel, pois a maioria dos blumenuenses não respeitam essa lei. Um exemplo claro disse é nos terminai de ônibus, onde os própios motoristas e cobradores das empresas fumam no ambiente proibido.
Postar um comentário