quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Acaba greve dos correios

Depois de 13 dias, finalmente os correios de todo o país voltam a funcionar. O fim da greve deu-se ontem com a volta ao trabalho dos sindicatos do Rio Grande do Sul, Belo Horizonte e Espírito Santo, grande parte dos grevistas já havia encerrado a paralisação na semana passada. No entanto, o reajuste da categoria será decidido pelo Tribunal Superior de Trabalho (TST), pois a proposta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não teve a aprovação da maioria dos sindicatos.
A ECT ofereceu reajuste de 9%, válido por dois anos, que já começou a ser pago na sexta-feira, um adicional de R$ 100, válido apartir de 2010 e mais um reajuste no valor do vale-refeição. Mas a Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios (Fentect) quer reposição salarial de 41%, mais pagamento imediato de adicional de R$ 300. Como não houve acordo entre os órgãos, o dissídio da categoria terá que ser julgado pelo TST.
Segundo a ECT, serão necessários de 7 a 10 dias para resolver os atrasos na entrega das correspondências e encomendas. De acordo com um balanço da empresa, 42,3 milhões de correspondências e 182,2 mil encomendas estavam retidas no correios.

Nenhum comentário: