terça-feira, 19 de julho de 2011

O boom das redes sociais

Recebemos diariamente uma enxurrada de informações vindas de revistas, jornais, TVs e outros meios. Dentre todas as formas de comunicar, sem dúvida um dos grandes “boom” da era da informação são as redes sociais.

Uma pesquisa feita com 945 usuários de redes sociais no Brasil, pela empresa E.Life, indica que os usuários brasileiros dedicam, em média, 41 horas por semana à internet. A maioria, em busca de informações rápidas.

Em grandes acontecimentos, como a tragédia no Japão, em março deste ano, as mídias sociais mostram seu poder. A Online Social Media, que monitora a movimentação de redes sociais, revelou que uma hora após o terremoto o Twitter estava lidando com 1.200 mensagens por minuto, só em Tóquio.

Para o jornalista Evandro de Assis, autor do livro O Jornalismo e as Mídias Sociais, as vantagens das redes sociais estão todas relacionadas com a participação ativa do público. “A informação se dissemina facilmente, o que é ótimo para a sociedade”, afirma.

Apesar do aumento desenfreado das redes sociais, Evandro acredita que é possível manter o equilíbrio entre as novas mídias e os meios de comunicação tradicionais. “Os conteúdos e links que circulam pelas redes ainda têm forte relação com o que é produzido por rádios, TVs e jornais. Neste sentido, as redes sociais funcionam como complemento às tradicionais”, finaliza o jornalista.

O site Compete divulgou a lista das redes sociais mais acessadas do mundo. Os números são referentes a janeiro de 2009.

Fonte: Compete

1º. Facebook – 1.191.373.339 por mês
2º.
MySpace – 810.153.536
3º.
Twitter – 54.218.731
4º.
Flixster – 53.389.974
5º.
Linkedin – 42.744.438
6º.
Tagged – 39.630.927
7º.
Classmates – 35.219.210
8º.
My Year Book – 33.121.821
9º.
Live Journal – 25.221.354
10º.
Imeem – 22.993.608

Texto: Stéfany Pessoa

Nenhum comentário: