terça-feira, 19 de julho de 2011

Prefeitura aposta no Complexo do Badenfurt para desafogar o trânsito na região norte

- Matéria feita para o Jornal Laboratório do IBES SOCIESC.

Projeto custará R$ 32 milhões e contará com ciclovias, pontes e pavimentação de ruas

Em janeiro deste ano, começaram a ser executadas as primeiras etapas para construção do Complexo do Badenfurt, que ligará a Rua Bahia a BR-470. O complexo é considerado a maior obra viária de Blumenau e é esperado pela população há mais de trinta anos. O objetivo é diminuir o fluxo de veículos na Rua Bahia e na Ponte do Salto e seu custo total é de R$ 32 milhões.

Atualmente os trabalhos estão concentrados na margem direita do Rio Itajaí-Açu, onde estão sendo colocados os chamados tubulões que sustentarão a ponte, e na margem esquerda, onde está feita terraplanagem do terreno. Segundo o secretário de Obras de Blumenau, Alexandre Brollo, esta é a parte mais demorada do processo. A expectativa é que em 60 dias esta etapa seja concluída para que então possa iniciar a construção das estruturas da ponte.

A principal obra do complexo será a construção da ponte do Badenfurt sobre o Rio Itajaí-Açú, que terá 465 metros. Outra ponte de 80 metros sobre o Ribeirão do Testo e uma via expressa de aproximadamente dois quilômetros também serão construídas. O projeto prevê ainda calçadas, ciclovias e pavimentação de ruas transversais. A obra será financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Complexo do Badenfurt reduzirá as distâncias entre as regiões Norte e Sul e facilitará o acesso entre os bairros Badenfurt e Velha e Salto Weissbach e Badenfurt. Após a conclusão da obra, o tempo de trajeto do trevo de Pomerode até o presídio de Blumenau, por exemplo, reduzirá de uma hora e trinta minutos para apenas 15 minutos. A previsão de conclusão é dia 19 de dezembro de 2012.


Projeto Complexo da Ponte do Badenfurt

Texto: Stéfany Pessoa


Nenhum comentário: