segunda-feira, 22 de março de 2010

Projeto Gira Brasil em Blumenau


Blumenau recebe a partir desta segunda-feira, 22, um projeto inusitado. Um caminhão com carroceria de cerca de 20 metros de comprimento foi adaptado para transformar-se numa sala de cinema. O público assiste aos filmes com todo o conforto de uma sala convencional, com capacidade para 32 espectadores, sendo duas acomodações para cadeirantes. Além de poltronas semelhantes à de um cinema, a sala tem uma tela de 120 polegadas, som digital de alta qualidade, iluminação especial, climatização, isolamento acústico e térmico e rampa de acesso para portadores de deficiência. Não falta nem o lanterninha que controla os mais bagunceiros.

O espetáculo faz parte do projeto Gira Brasil - Circuito SCGÁS de Cinema , que tem por objetivo levar o público das comunidade mais carentes às salas de cinema.
Em Blumenau, o projeto inicia nesta segunda, 22 e segue até quarta-feira, 24. O caminhão ficará parado ao lado da Casa da Família Colonial e durante estes três dias os blumenauenses poderão assistir, gratuitamente, grandes sucessos nacionais como Dois Filhos de Francisco, Se Eu Fosse Você 2, Saneamento Básico - o Filme, Castelo Rá-Tim-Bum e Deus é Brasileiro.
O projeto conta com a parceria das Fundações de Cultura municipais. Quem quiser assistir aos filmes do Gira Brasil/Circuito SCGÁS de Cinema nas Comunidades deve entrar em contato com a Fundação Cultural e agendar o horário através do telefone 47 3326-7582.


Projeto Gira Brasil

A Hora do Planeta!

Sábado, dia 27 de março é dia de apagar as luzes da sua casa. Entre 20h30 e 21h30 o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. O movimento é uma iniciativa da WWF Brasil que neste dia convidada todos os brasileiros a apagar as luzes de suas casas, empresas, lojas, para mostrar aos lideres mundiais a preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, em Sidney, na Austrália. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.


Em 2010, a WWF Brasil conta com a sua participação para fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!
Para participar e mais informações no site: Hora do Planeta

terça-feira, 9 de março de 2010

Projeto Catalisa em Blumenau

Na sexta-feira, 05, ocorreu a abertura do evento Catalisa: Jornada de Arte Contemporânea. Com oficinas, mesa redonda, conversações e uma exposição, o projeto idealizado por Aline Assumpção e Charles Steuck, segue até o dia 10, quarta-feira, e tem como discussão central a arte e o espaço urbano em interação. O objetivo é acelerar e fortalecer a produção artística contemporânea e incentivar o público a prestigiar essa arte.
No final de semana, no Sesc de Blumenau, ocorreram as oficinas de curadoria, fotografia e intervenção urbana. Na segunda e terça-feira foi a vez de conversações sobre a produção de arte contemporânea. Quarta-feira, 10, a jornada encerra mas continua catalisando a arte contemporânea, com a abertura de uma exposição que vai até o dia 30, com artistas de Blumenau, Curitiba e Florianópolis.

O muro do Sesc está de cara nova. Artistas de outras cidades que estão em Blumenau participando do evento, deixaram sua marca no local. Moro em frente ao Sesc e pude prestigiar o trabalho do grupo. Aqui posto algumas fotos que bati. Apesar do pouco incentivo a cultura em Blumenau, ainda temos a oportunidade de prestigiar eventos como este. O trabalho é realmente fantástico e vale a pena conferir.
Mais informações sobre o projeto, no site
Catalisa e no blog Um Escambau















Fotos: Stéfany Pessoa