quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Maconha descriminalizada

Nesta terça-feira, 25, a Suprema Corte da Argentina descriminalizou o uso da maconha. O país é o maior consumidor de cocaína da América Latina, por isso estão mudando a tática do combate às drogas, permitindo seu uso em pequena escala, podendo assim focar nos traficantes e não nos consumidores. O governo quer direcionar os gastos para o tratamento antidrogas e para o combate aos traficantes, já que, segundo o governo argentino " Todo adulto é livre para tomar decisões sobre o estilo de vida sem a intervenção do Estado".

O problema é que não foi determinado um limite para essa "pequena escala", ou seja, cada um vai usar o quanto quiser, quando quiser, o que pode desencadear um aumento de pessoas viciadas. Esse sempre foi um assunto polêmico, uma vez que nunca se chega a uma solução quanto ao uso das drogas. Mas o fato é que liberar o uso da maconha com o pensamento de que os adultos já são bem grandinhos para se cuidarem, não é lá a melhor das ideias, pois grande parte dos problemas dos países são causados por estes adultos "responsáveis".

Vemos essa realidade no uso do cigarro e do álcool, tipo drogas utilizado pelas pessoas como se fosse algo saudável e não prejudicial a sua saúde e a saúde alheia, porque querendo ou não muitas pessoas acabam sofrendo com a imprudência de muitos pelo uso indevido de entorpecentes. Acidentes de carros causados por pessoas dirigindo bêbadas, mulheres que são espacandas por seus maridos e crianças por seus pais, até mesmo pessoas que não fumam acabam tendo algum tipo de nicotina no organismo por ingerir fumaça de alguém que esteja fumando, mesmo em locais públicos (salve lei antifumo).

Todos podem fumar e beber, mas ninguem estabelece o quanto, o resultado? Acabam surgindo mais leis para tentar prevenir os desastres que são causados pela irresponsabilidade das pessoas. Com a liberação do uso da maconha os fatos não serão diferentes, vai ser só mais uma forma de jogar a sujeira para debaixo do tapete, e com tantos problemas surgindo por ai, logo logo vai virar só mais um para sociedade ter com o que se preocupar.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Gripe A

Desespero! É o que sente a maioria dos brasileiros desde que o surto de Gripe A invadiu o país. O Ministro da Saúde tentou acalmar as pessoas dizendo que o Brasil estava preparado para lidar com a nova gripe e que não havia motivos para desespero, porém acho que isso não surtiu efeito nos brasileiros.
O medo de um epidemia foi tanto que varias cidades resolveram fechar tudo, mas tudo mesmo, literalmente pararam suas atividades. Em algumas cidades nem tudo fechou, mas muitas escolas não pensaram duas vezes antes de tomar a decisão de pararem as aulas por pelos uma semana. Ai se vê que Tranquilidade não é a palavra do momento.
E não é para menos, além de termos vários problemas sociais, que podemos dizer que já se tornaram corriqueiros, como violência, fome e desemprego, ainda surge a tal Influenza A. Sabemos que o sistema de saúde no Brasil, por mais esforços que já tenham feito para mudar essa situação, sempre foi precário, então como a população pode ficar tranquila quando tudo o que houve é hospitais super lotados, falta de médicos para atender as vitimas, demora no atendimento fazendo pessoas ficarem mais de 9 horas em uma fila? Sabemos que o desespero nesta hora não ajuda, só atrapalha, mas por outro lado os cidadãos precisam sentir-se seguros para que não enlouqueçam.
Não queremos uma revolta geral para complicar ainda mais nossa situação, então seria bom se pudéssemos contar com um pouco mais de eficiência da parte de nossos governantes, pois o mínimo que merecemos é respeito pela saúde e pela vida.
Senhores cidadãos vamos continuar fazendo nossa parte, seguindo todas as precauções impostas pelo ministério da saúde, mas para não haver desespero geral da população, gostaríamos de começar a ver e ouvir bons históricos em nosso sistema de saúde, assim conseguiremos manter a calma e o controle.
E que passe logo essa Gripe A!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009


Ar mais Puro

Os paulistanos respiram mais aliviados desde que a lei antifumo entrou em vigor no ultimo dia 07/08 em São Paulo. Pensando na saúde dos não fumantes a nova lei proibe que pessoas fumem em ambientes total ou parcialmente fechados como bares, restaurantes, boates e danceterias.
Para quem pensou que a lei ia causar uma revolta geral, se enganou, apesar de terem que fazer um esforço a mais para não fumarem nestes locais, muitos paulistanos fumantes concordam com a nova tática do ministerio publico, tanto que em 10 dias de monitoração foram multados apenas 55 dos 7.428 estabelecimentos fiscalizados, os donos de bares e restaurantes estão fazendo bonito para garantir o livre funciomamento de seu estabelecimento.
Bom para os não fumantes, que agora podem curtir uma balada ou uma noite com amigos em um bar sem precisar tragar a fumaça alheia. Claro que há quem ache essa lei um absurdo, afinal sempre existe os dois lados da moeda, mas pelo visto eles são uma minoria, pois outros estados tambem já estão adotando a nova mania: Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Curitiba, Salvador, Goiania, todos estes ja estão com a lei aprovada ou encaminhada para aprovação. Já dizem até que esta lei será uma "tendencia mundial" e esperamos que sim mesmo, pois finalmente o governo aprova uma lei que benefecia a saúde dos brasileiros e não seria nada justo que esta lei fervesse e depois caisse no esquecimento como é o caso da Lei seca. É obvio que não se pode proibir as pessoas de fumarem afinal cada um sabe de si, mas em contrapartida muitas pessoas que não fumam acabam sofrendo com os gestos de pessoas que não respeitam o espaço público.
A nós, não fumantes, agora cabe comemorar esta agradavel vitoria que tem um gostinho bem mais saudavel, e aos fumantes de carteirinha resta apenas aproveitarem bem os momentos em que estiverem em suas casas ou em locais que permitem o fumo, afinal, agora o ar puro pede passagem!